Estudo 05 - Após o ano 70 Os Nazarenos se Refugiam na Cidade de Pella

Nossa pesquisa começa nos anos 66 dC. e 67 dC. A cidade de Jerusalém estava sitiada. Vespaciano tinha cercado a cidade com os exércitos romanos, mas, inesperadamente foi chamado para Roma, pois o imperador tinha falecido, por essa razão, o próprio Vespaciano foi declarado Imperador. Com a ida de Vespaciano para Roma, o cerco de Jerusalém foi levantado e foi esse o momento que os discípulos esperavam, aproveitando a retirada dos exércitos romanos e em cumprimento da advertência que encontramos em Lucas 21.20-21, eles fogem para além do rio Jordão. A cidade foi destruída pelo general Tito no ano 70 dC.

As fontes de pesquisa apontam como lugar principal de refúgio uma cidade chamada Pella. Vejamos o Comentário de uma Enciclopédia e ver como a história comprova que os discípulos saíram da cidade de Jerusalém antes de sua destruição:

A Comunidade que imigrou de Jerusalém, ao início da guerra de Vespaciano com os judeus, ficou refugiada nas regiões da Galiléia, Judéia e Samaria, ao oriente, e ao sul, no Egito, sendo encontrados até o final do século IV na região de Perea na cidade de Pella” – Enciclopédia Italiana – Vol. V, página 76, coluna 4.

Houve de fato uma imigração, para ser mais exatos, aconteceu uma fugida da cidade, um grupo de pessoas que é designado como: Comunidade, eles fogem de Jerusalém e se refugiam em várias regiões, em especial na cidade de Pella.

 A Comunidade dos Nazarenos na cidade de Pella.

Já sabemos que um pequeno grupo de seguidores do Messias, e, portanto, Messiânicos, que tinham aceitado a fé, antes da destruição da cidade de Jerusalém pelo general Tito, fogem. Vejamos agora como era conhecida essa Comunidade de Jerusalém que foge para Pella.

Citação do livro: História do Judaísmo Antigo, Cyro de Moraes Campos, Edição de 1961, página 353.

Transferiram-se antes do cerco, poucos em número para a cidade de ... Pella ... chamavam-se Nazarenos, e com esse nome puramente evangélico que figuram na história

Assim, os que saíram de Jerusalém, antes da cidade ser destruída pelo general romano Tito, era a Comunidade dos Nazarenos, e eles se espalham pela Judéia, Galiléia e se estabelecem principalmente em Pella.

Citação do livro: Nova História da Igreja, Vol.1 de autor francês J. Danielou Henry Marrou, 1984, da Editora Vozes, e com tradução de D. Paulo Evaristo Arns O. F. M. na página 44

A Comunidade, trazia, porém, o nome de Nazarenos, que compartilhava com os demais grupos transjordânicos(destaques nossos)

Claramente, sem deixar dúvidas, até Documentos católicos comprovam que a Comunidade dos Nazarenos é aquela que, saindo de Jerusalém se refugia além do Jordão (região transjordânica). 

Nós deveríamos pensar que os mais interessados em ocultar os fatos deveriam ser justamente os que os negam, porém, diante da história e por causa do grande acervo de Documentos de prova, todo historiador deve ser honesto, e por mais que isso contrarie a tradição religiosa deve afirmar o que realmente aconteceu.