Estudo 04 - Origem nas Escrituras do Nome Nazarenos


Nossa primeira consulta se encontra em Yeshayahu – ישעיהו – Isaías 11:1 – Onde em resumo se explica que sairá um “Rebento” do tronco de Yishai (Jessé – Pai de David), um “Renovo” (= Hebraico: Netzer) que brotará de suas raízes: Esta profecia aponta para o surgimento de um “Renovo” surgindo do tronco da Casa de David, ou seja, da Casa de Judá.

Yirmeyahu - Jeremias 23.5,6 Eis que vêm dias, diz o Eterno YHVH, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual YHVH o chamará: SENHOR JUSTIÇA NOSSA".

Primeiro vamos lembrar que o Messias deveria ser da Casa de Judá, como profeticamente os patriarcas tinham determinado (Gênesis 49.10). O próprio escritor da Epístola aos Hebreus confirma esta verdade quando escreve: “Pois é evidente que nosso Adonay (Senhor) procedeu de Judá”. Hebreus 7.14, esclarecendo para quem deseja compreender a procedência do Salvador e Messias.

II Timóteo 2:8 –Lembra-te de que Yehoshua, que é da descendência de Davi, YHVH o ressuscitou dentre os mortos, segundo o meu evangelho” 
Evidências de que as profecias apontavam para o surgimento do Salvador e Messias de Israel, o Renovo (Netzer) da Casa de Davi, profecia que teve seu perfeito cumprimento em Yehoshua Ben Yoseph (Yehoshua filho de José).

O Eterno, Nosso YHVH, após a ressurreição de Yehoshua, enviou um anjo do céu para anunciar que Ele, Yehoshua Hamashiach (O Messias) seria também conhecido pelo título de Hanoztri (O Nazareno = palavra cuja raiz vem de Netzer = Renovo)) – Veja em Marcos 16.5-6. Razão pela qual os Seus Talmidim (Discípulos) seriam conhecidos na história como Netzarim (Nazarenos). O mesmo profeta Yeshayahu (Isaías) confirma que “todos os do Teu Povo serão justos, para sempre herdarão a terra, serão “Renovos” por mim plantados...” (60.21)

Devemos comprovar ainda que Shaul (Paulo) era um “Netzarim”, sim! Ele era um Nazareno – Atos 24.5 -- "Pois temos achado que este homem é uma peste, e um causador de sedição entre todos os Yahudim (judeus) e o rosh (Líder, principal) agitador da seita dos Netzarim (Nazarenos)". Como Shaul poderia ser acusado de algo que não ele não era? Por ser assim, este Texto das Escrituras demonstra a existência de um grupo de homens, mulheres e crianças conhecidos como Nazarenos, e esta prova pode também ser verificada na história.