Estudo 07 - Inicio da Compreensão da Doutrina da Inclusão


Romanos, capítulo 11 começa com a clara afirmação de que o Eterno YHVH nunca rejeitou a Israel (versos 1 e 2), a seguir no mesmo capítulo, o apóstolo Shaul (Paulo) trata da questão de Israel e os gentios, e sua relação com a salvação. No verso 13 (de Romanos 11) está definido o endereço, a quem a carta é dirigida: “Dirijo-me a vós outros, que sois gentios...” – Portanto devemos ter em mente essa declaração. Romanos, capítulo 11 ensina aos gentios sua situação e ensina o que eles devem fazer em relação com a salvação.
O ponto central de toda a argumentação está no verso 17. Por incrível que possa parecer muitos crentes vivem a vida cristã, como eles costumam chamar, sem saber e nem entender “onde estão”. Por essa razão, nosso apelo e oração é para que o leitor possa ter uma clara compreensão do ensino de Shaul (Paulo) sobre o dever de todos para ser salvos:
O verso 17 começa assim: “Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados...”
Explicação dos Ramos: - Shaul fala em ramos de Oliveira (leia o verso todo), e ensina que alguns ramos foram quebrados dessa Oliveira.
A Oliveira é Israel: - Shaul (Paulo) está empregando a mesma figura profética, ou figura de linguagem usada anteriormente por Yirmeyahu (Jeremias), o qual falando de Israel disse: “O Senhor te chamou de Oliveira verde, formosa por seus deliciosos frutos...” (Yirmeyahu - Jeremias 11.16).
Os ramos quebrados: São identificados, então, como os israelitas transgressores (Romanos 11.11-12), os que foram rejeitados (Romanos 11.15), os israelitas incrédulos (Romanos 11.20), em resumo, são aqueles que rejeitaram o Seu Messias, rejeitaram a Yehoshua como o cumprimento das promessas de YHVH para Seu Povo.
Antes de prosseguir devemos entender claramente a argumentação de Shaul (Paulo). Se a Oliveira (árvore simbólica) representa Israel, então, Elohim purificou a Oliveira! --- Como Ele fez isso? A primeira vinda do Mashiach (O Messias) dividiu Israel entre aqueles que O aceitaram e aqueles que O rejeitaram, estes últimos, os incrédulos, foram arrancados, quebrados, excluídos da Oliveira, não permaneceram nela. Quem ficou foi um “Remanescente”, um resto (Romanos 11.5), ficaram na Oliveira os fieis que aceitaram o Seu Messias.
Portanto, devemos entender isto: O Eterno YHVH não arrancou a árvore, nem rejeitou a árvore, pelo contrário, O Criador purificou a árvore (A Oliveira), quando um grupo de israelitas aceita O Messias e outros “ramos são quebrados”.
Continuando a leitura de Romanos 11.17, “e tu, sendo oliveira brava, fostes enxertado em meio deles, e te tornaste participante da raiz e da seiva da Oliveira” (Versão Revista e Atualizada, 1969) – Na compreensão de Shaul (Paulo) os gentios, quando se convertem, aceitam a Yehoshua como Salvador, então, eles não podem continuar na oliveira brava, devem ser enxertados na “boa oliveira” (Romanos 11.24). Assim, os gentios são agregados, unidos, incluídos, enxertados em Israel, para participar das bênçãos do Povo de YHVH.
Em lugar nenhum das Escrituras encontramos que os gentios deveriam formar “outro povo”, ou algo parecido com um grupo de pessoas ao estilo grego ou romano. Muito diferente disso tudo, agora nós vemos a verdade: O Eterno YHVH não rejeitou o Seu Povo Israel (Romanos 11.1-2) O Pai Eterno purificou o Seu Povo (Romanos 11.17), salva os gentios permitindo que eles sejam “enxertados”, isto é, que eles sejam incluídos na Oliveira (sejam participantes das bênçãos de Seu Povo). Perguntamos: Onde você está? Está você incluído no Povo de Israel? Participa das bênçãos (Raiz e seiva) da Oliveira? Ou você está numa outra árvore qualquer?